quarta-feira, 16 de março de 2016

JÁ É - EDIÇÃO 2016#01 | ESSENCIAL |

JÁ É!
Por Oliveira Celso \ texto Luna Leal

Porque dançar é ESSENCIAL na vida. E pensando nisso nós fomos averiguar o que esta acontecendo no circuito carioca de dança. E para alegria dos leitores realizamos contato com duas moças; Lais Salgueiro e Luna Leal, que vem com toda malemolência da dança afro-brasileira na oficina que ocorrerá durante todo o ano de 2016. Confira abaixo a matéria cheia de ginga. 

Luna Leal e Lais Salgueiro



Laís Salgueiro


Atualmente ministra o curso livre de criação em dança afro brasileira no Centro de Artes Calouste Gulbenkian. Desde 2009 é bailarina do Grupo Maracutaia sendo uma das organizadoras dos ensaios do Bloco, uma das fundadoras da oficina de Danças e Expressões do Grupo Maracutaia e intérprete no seu espetáculo Boca de Nego. Contemplada com o Corpo de Dança do Maracutaia pela Residência Artística do Circo Crescer e Viver. 





Em 2014 concluiu o Curso Técnico em Dança Contemporânea da Escola de Dança Angel Vianna. É mestre em Antropologia e Performance pela UFF desde 2013. Ministrou o projeto “O afro-brasileiro no movimento contemporâneo” como Curso de Férias da Angel Vianna e como WorkShop no Festival Bosque-PUC em 2015.



 Desde 2009 é bailarina do Grupo Maracutaia sendo uma das organizadoras dos ensaios do Bloco, uma das fundadoras da oficina de Danças e Expressões do Grupo Maracutaia e intérprete no seu espetáculo Boca de Nego. Contemplada com o Corpo de Dança do Maracutaia pela Residência Artística do Circo Crescer e Viver. Em 2014 concluiu o Curso Técnico em Dança Contemporânea da Escola de Dança Angel Vianna. É mestre em Antropologia e Performance pela UFF desde 2013.  Ministrou o projeto “O afro-brasileiro no movimento contemporâneo” como Curso de Férias da Angel Vianna e como WorkShop no Festival Bosque-PUC em 2015.





Para quem não quer perder tempo. Ou pensa que já perdeu tempo demais. Chegou à hora de você se jogar e dançar.



O Curso de Criação em dança-afro brasileira é resultado (e também parte do processo) da trajetória em dança e pesquisas afro-brasileiras das dançarinas Laís Salgueiro e Luna Leal. As aulas tiveram sua estréia como curso de férias em janeiro de 2016 e seguirá por este ano como curso regular no Centro de Artes Calouste Gulbenckian. 





Luna Leal


Atualmente ministra o curso livre de criação em dança afro brasileira no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
É produtora cultural formada pela Universidade Federal Fluminense e atualmente cursa pós-graduação em Corpo, Educação e Diferença pela Faculdade Angel Vianna. 







Desenvolve projetos de arte e educação na Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio, realizando aulas de dança afro e pesquisas acerca Pequena África, circuito de herança africana no Rio de Janeiro. 






É bailarina e uma das coordenadoras do Corpo de dança do Maracutaia, onde realiza apresentações de dança no Bailijexá, bloco de maracatu e no espetáculo Boca de Nego. 




Conteúdo curso :

Ao longo  do curso o aluno irá entrar em contato com o universo afro brasileiro através de seus instrumentos de percussão, melódicos e harmônicos e da pluralidade cultural abordando diferentes manifestações populares, como o samba, maracatu de baque virado, samba de roda, coco de roda, samba-reggae, ijexás e as danças dos orixás.




Axé!

ESSENCIAL



Nenhum comentário:

Postar um comentário