domingo, 13 de março de 2016

ALTOS PAPOS - EDIÇÃO 2016#01 | ESSENCIAL |

Altos Papos
Por Oliveira Celso

Na escolha do tema da pauta para primeira edição do ano de 2016, veio que naturalmente, ESSENCIAL. Na escolha dos convidados e colaboradores, não hesitei e optei na seção ALTOS PAPOS, uma conversa franca com um amigo de longa data. É ESSENCIAL manter os laços fraternais. São exatamente 16 anos de amizade.


A vida é uma festa.

E o nome que me veio à cabeça é um amigo ESSENCIAL sem querer desmerecer os demais. Foi Lencinho Smith.  Formamos uma trupe teatral, Os Escrachados do Teatro. Ele me incentivou em alguns projetos artísticos, principalmente a escrever. Trocamos muito sobre literatura; e música. Esses 16 anos de amizade acumularam muita história para contar. Porém demos foco no que é ESSENCIAL
  
Lencinho Smith


Tantos foram os apontamentos positivos que não desisti da entrevista. Foram no mínimo 3 meses para que a entrevista fosse realizada. Agenda dele sempre lotada de compromissos, super concorrida. Sem tempo para si próprio. Faz 1 ano que não vai ao Sana. Lugar onde ele costuma ir.

Viajar. Conhecer o mundo.


Entre outros contratempos modernos que nos fizeram adiar a entrevista. No dia marcado mais uma vez foi adiado. Confesso certo desanimo, mas retornei a primeira ideia, que é ESSENCIAL este encontro. Volto a sua casa. E aqui estamos. Cada um ocupa a poltrona na sala. 



- Gosto de escrever para mim mesmo... No bloco de notas do smartphone. 


ESSENCIALMENTE,  ALTOS PAPOS vai sendo concretizado. Para inicio de conversa indago quais suas funções atuais. – DJ .Trabalho no CIRCO VOADOR na área de comunicação.







São exatamente 12 anos. Talvez essa posição profissional exija tanto dele que sua ausência como DJ na festa Tupiniquim esteja explicado.
- Tirei 1 ano sabático. Talvez eu volte ou possa agregar outro projeto no mesmo estilo... Não sei ainda.
Dando continuidade ao assunto pergunto como surgiu essa vertente para DJ, Lencinho. E de imediato vem à lembrança de quando tocava vinis e CDs em casa para os amigos que costumavam lhe visitar. Era uma tarde regada a música e gibis (por toda casa há gibi). Logo  se encorajou e sua trajetória começa em festas alternativas que aconteciam na maioria das vezes no bairro Santa Tereza (RJ). Pedindo uma oportunidade de apresentar o seu trabalho. Em seguida surgi o trio de DJs formado pelo próprio Lencinho Smith, Loscar Carlos Mello e Bob Reis. Afirma  ter aprendido muito com seus parceiros do extinto Sozalesdub.
Recordo o zine Escracho do Regaço que além de tiradas humorísticas tinha uma pegada política.
- Tem possibilidade de voltar uma edição especial... Encadernada. Algo assim.
E você continua escrevendo?
- Gosto de escrever para mim mesmo... No bloco de notas do smartphone.
Engreno sobre a trupe teatral que juntos criamos, Os Escrachados do Teatro. Porém não insisto na idéia. E curiosamente me vem a pergunta se ele teve outra companhia de teatro.
- Acompanhei por um tempo, o Lá vai Maria. Era estimulante. Porém era outro momento de coisas.

Lencinho se refere os textos irônicos e politizados que escrevia para trupe teatral Os Escrachados do Teatro.

Risadas a parte... Mudamos radicalmente o tema do papo para algo que é pertinente em nossas vidas.






Sem gerar polêmica ou um debate acalorado, pergunto o que ele pensa sobre essa crise  política que esta gerando sérias discussões e que possivelmente possa ter um impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Coça a barba, o cabelo e uma esquivada na resposta. – Momento delicado...
Desconversa de uma forma sutil e logo comenta que seu posicionamento político esta na ocupação da Vila Autódromo. Uma atitude completamente pacifica e artística.  Complementa com o apoio ao candidato a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo  (PSOL).





É uma fase interessante... Falar menos ou ouvir mais. Desconstruir para reconstruir.”


O papo toma outra direção mais profunda e o momento é; filhos.
- Pretendo ter filhos. Alfineto com a pergunta:
 - É uma questão de perpetua a espécie ou por você gostar de crianças. Automaticamente (sinceramente) vem a resposta.
- É ter uma criança. Gosto de criança.
Lencinho não perde tempo e conclui.
- Afinal de contas ele irá herdar minha coleção de gibis.
O tempo urgi e cada um de nós temos muito o que fazer. Principalmente o editor que vos escreve. Pergunto ao nosso ilustre convidado se ele tem uma pergunta para me fazer. 
Ele sorri. - É o que é o blog?
Explico detalhadamente. É uma vitrine artística. Com ares de revista.
E para finalizar a pergunta que não quer calar. E o caldo verde?
- Caldo verde vai ter sempre... É um evento de reencontros e encontros.
  


*Caldo verde é realizado em outubro no mês do seu aniversário, em comemoração do mesmo. Onde reuni seus amigos e amigos dos amigos. Regado a música, cerveja e caldo verde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário