segunda-feira, 6 de maio de 2013

[ MULTIPLICART ] com: Petite Poupée 7






 ILUSTRE CONVIDADA
Petite Poupee Set. 



Ela pinta bonecas? Ou é uma? Que mulheres se revelam nessas imagens? Quem é essa artista que não se prende a regras nem aceita limites? Sua arte é da rua, é do muro, do museu, é de guardanapos e tecidos, de telas pequenas e grandes. Carioca com jeito de personagem francesa de quadrinhos, Petite Poupée 7 mistura cores e palavras nos dois idiomas: versos em francês costuram os quadros e dão voz a essas bonecas de joelhos rotos, peitos enormes, dedões do pé que furam os sapatos, e minúsculos corações no canto dos olhos. Delicadeza e força, erotismo suave e romantismo escancarado se misturam no seu trabalho.Dani Vieira aprendeu sozinha. Fez dos muros seu espelho e saiu inventando um feminino potente e sem pudores pelo Rio afora. Num universo ainda muito masculino, sua arte se destacou desde cedo, e qualquer carioca atento identifica de cara suas pinturas pelos muros da cidade. Do Rio de Janeiro para o mundo foi um pulo, e a sua arte andou por Estados Unidos, Itália e França - onde afinal a artista foi parar de vez em meados de 2010.Para o O'Retroviseur ela traz sua arte em todo seu potencial de provocação.
A obra "LES FEMMES DANS LE CIEL ET LES NUAGES" traz essas mulheres tão particulares em um clima etéreo e onírico, entre nuvens e pássaros com flores no bico, mas com olhos vendados quase fetichistas. Mordida e sopro. Provocação e ingenuidade.Pequenas bonecas cheias de atitude são as mulheres de Petite Poupée 7. Aos berros de cor nos muros ou sussurrando seus segredos em pequeníssimas telas, elas carregam a fartura do feminino, suas angústias, seu ridículo, sua beleza. Belas como porradas. E doces. Sutis no exagero de suas formas, são violões à última potência.
-->
Tem cor, tem som, tem cheiro e gosto as bonecas de Dani. Exalam seus nomes no anonimato das paredes, e existem por si sós. São muitas e uma, as petites poupées de Petite Poupée 7.



* Texto de autoria da própria artista. Dani Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário