terça-feira, 7 de junho de 2011

O GRAFITE É ARTE!

Imediatos Contatos busca conectar-se com a arte em todas as vertentes. Indo da arte de representar para arte visual (o grafite) fazendo um link da cena artística, acontecer. O entrevistado da vez participa de uma exposição Expo Bives x Madruga.


Nome completo ou artístico
João Bives Burle


Idade
31
O que faz atualmente?
 Assino parta da identidade visual da Companhia de Limpeza Urbana -  COMLURB, graffiteiro, DJ pesquisador musical (reggae)



No momento que estava elaborando esta entrevista para o blog, vejo no jornal um artigo sobre Mostra no MOCA. Um museu de arte contemporânea de Los Angeles. O no conteúdo do artigo fica evidente que os artistas estão sendo hostilizados. E mais “Polícia reclama que exposição no MOCA atrai “marginais” e suja os muros. “
**Nota extraída do jornal o GLOBO, suplemento Segundo Caderno,  sábado no dia 23 de abril de 2011. Guy Adams. Do Independent * Los Angeles.

Imediatos Contatos - Qual a sua opinião perante este fato?
João Bives Burle - Bom, desde o início os que mantem na cabeça essa não diferença julga nosso meio de se manifestar como se fosse algo marginal, talvez por ser feito nas ruas, muitas vezes feitos a noite, eles distorcem suas ideias valorizando só a arte que agrada os burgueses, fecham a cabeça para esse novo caminho que se abriu e hostilizam aqueles que se dedicam a promove-la.

Bives e Ment . foto de Clarissa Piveta.
I.C - Qual a diferença do grafite feito hoje para os precursores do inicio do movimento?
Bives - O grafite antigamente era visto mais como forma de protesto políticos ou não, afirmação de certas gangs em seus locais de transição (EUA), valorização a cultura de rua (HIPHOP) era visto como algo não muito bom a sociedade. Atualmente o grafite não foge muito dessa ideologia, continuamos a protestar, a pintar nossos bairros e valorizar a cultura de rua, a diferença visível é a tolerância dos que formam opiniões ter mudado, hoje em dia muita gente aceita, contrata, chama pra expor, agrega valor, conseguimos por meio do grafite mudar a cabeça de alguns políticos até a cabeça de viciados, as pessoas hoje em dia querem vender seu trabalho !!!

 I.C - A arte do grafite tem mais respeito hoje em dia? Deve-se esse reconhecimento a quem?
  Bives - Com certeza !!! Esse reconhecimento se deve a nós mesmos que colocamos a cara na rua sem saber se vamos ser exculachados ou idolatrados .

 I.C - Quem faz a cena do grafite brasileiro ACONTECER?
   Bives - Os mesmos artistas que tem a moral de bater no peito e correr atrás do que mais lhe satisfaz  e é capaz de voltar pra casa realizado por ter alcançado alguém com sua mensagem.

 I.C - O que lhe inspira para compor um obra de arte?
  Bives - Em geral tudo me influência, a cidade, os caminhos por onde ando, a vida que eu levo, a bagagem da formação mesmo ... e óbvio as referências que temos ao ver um artista amigo expondo seu trabalho e poder parabeniza-lo - Porra irmão ficou foda !!!



 I.C - Quais os artistas brasileiros você admira?
   Bives - Gosto de muitos atuais que estão na cena, Marcelo MENT, GAIS, Madruga, Vagner Donasc, SWK, Mateu Velasco, BIG, Leo UZAI, Combo, Chivitz, Binho, Akuma ... prefiro falar deles que estão diretamente comigo, influenciando e formando meu carater como admirador da arte. Dos antigos tenho uma infinidade ...

 I.C - Descreva como foi seu primeiro desenho?
   Bives - Uma oficina em 2000, ministrada pela Nação Crew com MENT, BRAGGA, CHICO21, foi uma missão !!! Não sabia lidar com a ferramenta, pressão, distância, composição, foi bem complicado .

 I.C -Comente sobre a sua expo Bives x Madruga? O que motivou você nessa "expo"?
Bives -  Eu e Madruga trabalhamos no mesmo meio, somos amigos desde a infância e os dois tem uma linha de pensamento bem similar, somos idealizadores de outras exposições como MULTIGRAB que acontece anualmente. Acho que o principal motivo mesmo é querer mostrar nossa fase de trabalho (sempre importante) e querer solidificar ainda mais nossa sociedade ...  
Fotos de Clarissa Pivetta.
 I.C -João Bives Burle uma mensagem para os que admiram a arte do grafite.
Bives- Coisas novas sempre virão, a evolução de cada um depende da persistência e da vontade de crescer ... vivam arte, dediquem um tempo para evoluir os pensamentos junto com os trabalhos de cada artista.
 
um abraço BIVES.
   




Contatos já!
João Burle
www.flickr.com/photos/jrburle
     jrburle.blogspot.com
      º 55 21 91857939 º

Nenhum comentário:

Postar um comentário