terça-feira, 5 de abril de 2011

CASACA faz o som ecoar.

  A cena musical brasileira rejuvenesce cada vez mais pelo país e porque não dizer pelo mundo. Depois do "boom" paulista nos apresentando;Tulipa Ruiz, Karina Buhr e entre outros talentosos. Surgem outros grupos (ou bandas ) que até então só eram conhecidas na sua região.   Imediatos Contatos sempre alerta e com os ouvidos afinados, desta vez faz ecoar o som dos capixabas CASACA.
                                             Imediatos Contatos - Por que CASACA?
Marcio Xavier (integrante do grupo) -  Casaca é o nome de um instrumento típico do Espírito Santo. É um reco-reco de madeira, porém ele tem uma caixa acústica e uma cabeça esculpida. A caixa acústica é esculpida geralmente em madeira de pinho ou pita e a "costela" que é o reco-reco propriamente dito, a parte que se toca, é feita de bambu-taquaruçu. Esse instrumento é comummente utilizado nas rodas de congo, manifestação folclórica genuinamente capixaba. O nome da banda é uma homenagem ao estado e ao balneário onde moramos, que é um reduto tradicional da de bandas de congo, uma vez que utilizamos a célula rítmica do congo, seus tambores e suas casacas para fazermos nossa música.














I.C - Quem faz parte do CASACA? [ Os integrantes]

Renato Casanova (Guitarra e voz)
Marcio Xavier (baixo e vocais)
Perez Lisboa (guitarra e vocais)
Jean (congo e percussão)
Flavinho (congo e percussão)
Thiago Grilo (caixas e percussão)
Dhiego Valadares (casaca e percussão)
Piriquito (casaca e percussão)
Nego Leo (bateria e programações eletrônicas)

I.C - Quanto tempo tem o grupo?
 Marcio Xavier - 11 anos.

I. C - De onde vem o grupo?
Marcio Xavier- Barra do Jucu, um balneário, vila de pescadores em Vila Velha, cidade a 5km ao sul de Vitória, capital do Espírito Santo. Um lugar belíssimo que faz divisa com a Reserva Ambiental de Jacarenema, onde o rio Jucu se encontra com o mar, cercado por mangues e praia de geografia abençoada. Ou seja, somos capixabas e orgulhosos disso!
 
I.C - Quais referências musicais para desenvolver o trabalho do grupo?
Marcio Xavier-O grupo começou no acaso, sem referências maiores além do que ouvíamos na época. Uma parte da banda já eram músicos profissionais, o que facilitou muito o processo quando o baterista original largou a banda, deixando apenas a harmonia, os tambores e a casaca. Dai em diante adaptamos as músicas para formatos só congo, percussão e harmonia referência no que Chico Scense & Nação Zumbi fizeram em seu primeiro disco com o maracatu (ritmo folclórico pernambucano), que era a coisa mais próxima do nosso som.
Marcio Xavier

I.C - Algum integrante pensa em fazer algo fora do CASACA? [ Ou já faz?]
Marcio Xavier - Bom, alguns fazem outras coisas em diversas áreas.
Sempre que possível eu (Marcio) toco com outros artistas pois acho isso enriquece-dor para o trabalho e para qualquer músico. Inclusive gravei um disco em 2009 com Gustavo Macaco (um artista local, parceiro do Baia aqui do Rio) e fiz os shows da tour dele ano passado sempre que a agenda do Casaca permitiu.
O Perez (guitarra) tem um projeto paralelo chamado Joey-Zee, que é um duo de música eletrônica muito bom e sofisticado.
Renato tem um projeto chamado Estandartes junto com outra moçada da pesada no Espiríto Santo.
Jean também faz show com uma banda chamada Bloco Bleque.
O Nego Leo é baterista titular da banda de eletrônico Zémaria, super conhecida na cena eletrônica.
Enfim, somos pessoas bem ativas na nossa cena e estamos buscando ampliar isso.

I.C - Vocês sendo fora do eixo cultural RIO-SÃO PAULO, como é a introdução do grupo na cena musical?
Marcio Xavier - É delicado e complicado, mas estamos sendo super bem recebidos pois por onde estamos passando temos temos feedback positivo. Muitos dos contratantes tem memória do Casaca, conhecem a banda e facilita bastante. Também estamos em contato com a comunidade capixaba no Rio que têm nos apresentados pessoas e dando toques importantes.
Podemos dizer que esse nosso primeiro mês no Rio foi bem positivo.


I.C - Quando irão acontecer o próximos show?
Thiago Grilo.
Marcio Xavier - Os próximos show no RJ acontecem no dia 21/04 na UERJ de São Gonçalo dentro da programação do Encontro Regional do Estudantes de História e no dia 22/04 no Rio Rock & Blues Club, na Lapa, dia 23/04 estaremos em Guaçui interior do ES. Quem quiser acompanhar a agenda da banda é só acessar o site www.bandacasaca.com ou nos seguir no twitter (@bandacasaca) e no facebook (Casaca Csc). Estamos super presente na internet e tudo é sempre atualizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário